Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 PROGRAMA CORPORAL
   
DRENAGEM LINFÁTICA
     
A drenagem linfática é uma terapia em prol da saúde que atua de forma muito eficaz no campo da estética. A drenagem atua na redução de celulite e das gorduras localizadas.

O conhecimento das vias de drenagem (sistema linfático) é de vital importância para o sucesso da terapia.

O procedimento de DML é indicado como adjuvante em tratamentos para celulite, gordura localizada, flacidez, estrias e pré e pós operatório uma vez que o mesmo potencializado os resultados.

O procedimento consiste em uma massagem específica realizada com movimentos leves e lentos, qual direciona e melhora o fluxo linfático, fazendo com que a linfa flua em direção aos linfonódos que se localizam em pontos específicos no corpo.

A DML é de extrema importância ao funcionamento do organismo. Seus benefícios melhoram a circulação sanguínea, assim eliminando toxinas e diminuindo a retenção hídrica, ajuda evitar a oxigenação celular.

 
   
VÁCUO TERAPIA
 

Atua mecanicamente no sistema circulatório (nervoso e linfático), regulando o equilíbrio hídrico a circulação de nutriente e eliminação de toxina nos tecidos. É em técnica que podemos utilizar nos tratamentos faciais e corporais, assim como no pré e pós operatório.

A utilização da vacuoterapia na estética deve ser associada a outros procedimentos como Ultra Som e ionofonese. O terapeuta aplica sobra a patê do corpo a ser tratada observando na pele do  paciente em direção à circulação linfática, produzindo uma massagem forte com a produção do vácuo (sucção). É uma técnica francesa que associa drenagem linfática e massagem.

A aplicação estimula a circulação local, desorganizam as células as células adiposas e rompe os nódulos fibrosos que caracterizam a celulite. Com isso a gordura local também é estimulada e transforma-se em glicerol, substância absorvida pela circulação linfática eliminando do organismo, restaurando a qualidade do tecido cutâneo.

Indicações: Na prevenção e tratamento à celulite, gordura localizada, redução de perímetros corporais e tonificação tecidual. Além de promover um relaxamento muscular, fornece a circulação e estimula a eliminação de toxina pelo organismo. Também é aplicado para dor.


 
   
CORRENTE RUSSA
 

A Corrente Russa é uma forma de eletroterapia (terapia com impulsos elétricos), associada a movimentos musculares, desenvolvida pelo russo Yakov Kots nos anos 80. A corrente elétrica utilizada é assimétrica, de baixa freqüência, baixa voltagem e pequena intensidade. O estímulo elétrico da Corrente Russa é aplicado por 10 segundos, seguido por intervalo de 50 segundos, com um tempo de tratamento recomendado de 10 minutos por sessão de estimulação elétrica.

Vantagens da Corrente Russa: O argumento de Yakov Kots para o uso de estimulação elétrica em conjunto com exercícios voluntários é que os programas comuns de atividade física constroem volume e força muscular ou resistência física, porém ignoram o papel da habilidade e coordenação motora na performance atlética. 

Já a estimulação elétrica recrutaria fibras de contração rápida, unidades motoras rapidamente fatigáveis associadas a movimentos rápidos, coordenação motora precisa e graciosidade do movimento, e também as fibras de contração lenta de maior capacidade para gerar energia aerobicamente. 

Ao contrário da ginástica passiva, na Corrente Russa existe a participação direta da pessoa. Desta forma, com a combinação de exercícios e estimulação elétrica da Corrente Russa, poderia-se obter mais vantagens. 

Embora seja comprovado que a Corrente Russa estimula fibras de rápida contração, é questionado até que ponto isso ajudaria na precisão do controle motor e graciosidade do movimento.

 
   
ELETROLIPOFORESE
 

A eletrolipólise também chamada de eletrolipoforese é uma técnica destinada ao tratamento das adiposidades e acúmulo de ácidos graxos localizados. Caracteriza-se pela aplicação de microcorrente específica de baixa freqüência (ao redor de 25 Hz) que atua diretamente a nível dos adipócitos e dos lipídios acumulados produzindo sua destruição e favorecendo sua posterior eliminação.

A Eletrolipólise é um método eficaz, que tem sua efetividade ampliada quando temos ele conjugado com outros métodos, tais como Ultrassom e a Ionização, formando esses três equipamentos uma rotina que dará, certamente, uma resolução a vários aspectos no tratamento da celulite e gordura localizada.

Indicações:
A principal indicação da eletrolipólise está no tratamento da obesidade localizada, celulite e
lipodistrofia localizada. Há também indicação pós lipoaspiração, como complemento da cirurgia.
Podemos utilizar a eletrolipoforese para diminuição do perímetro em abdome, coxa e quadril.

Há também, discreta, porém não espetacular, perda de peso, melhora circulatória local e melhora da troficidade da pele da área tratada. Pode ser indicada também o uso da eletrolipoforese na lipodistrofias localizadas, nas complicações de "placas onduladas" após a lipoaspiração e a ptose abdominal e das nádegas.


 
   
IONTOFORESE
 

A iontoforese consiste na introdução através da corrente galvânica, de princípios ativos contidos para combater celulite e flacidez. Utiliza a corrente galvânica (contínua), como uma das formas de eletroterapia de maior utilização dentro da eletromedicina.

A corrente galvânica é uma corrente direta, ou seja, constante. Possui movimento unidirecional de elétrons, criando dois pólos distintos. No pólo positivo (+) ocorre reação ácida, liberação de oxigênio, queimadura ácida, coagulação, vasoconstrição e sedação. Já no pólo negativo (-), há reação alcalina, liberação de hidrogênio, queimadura alcalina, liquefação, vasodilatação e excitação.

Dentre as formas de aplicação clínica da corrente galvânica estão a eletroforese e a iontoforese, que serão melhor detalhadas no texto a seguir.
A- Eletroforese: é a propriedade que a corrente galvânica tem de separar as diversas cargas elétricas dentro do organismo sem a utilização de produtos.
A partir da separação por dois pólos, o positivo e o negativo, tem-se os seguintes efeitos:
- produção de calor;
- estimulação celular;
- vasoconstrição no pólo positivo e vasodilatação no pólo negativo;
- ação anti-inflamatório.

B- Iontoforese: é a forma de utilização da eletroforese. Em um dos pólos utiliza-se um produto com as seguintes características: possuem polaridade definida e são solúveis em água. Ou seja, quando se faz a alteração na aparente desordem dos componentes da pele com a corrente galvânica, permite-se a introdução de um princípio ativo através da pele íntegra.

Indicações
Um exame completo deve verificar se a iontoforese de uma medicação específica tem o potencial para ajudar a aliviar a condição do paciente sem produzir nenhum efeito desagradável.
- Analgesia em zonas localizadas; anti-inflamatório local; Vasodilatador; Vasoconstritor; Relaxante muscular; Desencrustante do tecido; Neurotrófico local; Cicatricial; Anti-séptico; Trombolítico.
De forma geral, a iontoforese sempre é indicada quando se deseja introduzir um princípio ativo no organismo através da corrente elétrica. Em estética é muito utilizada no tratamento da celulite (HLDG) e da gordura localizada, pois se realiza a introdução de princípios ativos lipolíticos e veno-linfáticos.
A iontoforese é portanto, um procedimento de efeitos locais indiscutíveis, mesmo que superficiais, sendo benefícios terapêuticos:
• Ausência de efeitos colaterais sistêmicos
• Ação localizada do medicamento
• Ação mais efetiva e prolongada do fármaco no sítio de lesão.


 
   
ULTRA-SOM
 

O ultra-som é uma boa alternativa para o complemento do tratamento da gordura localizada. Ele age lesando as células de gordura (adipócitos) e causando a redução desta.

Devido à sua ação anti-inflamatória, o ultra-som também é muito usado nas recuperações de cirurgias plásticas, onde age na redução da formação de edema (inchaço), redução da fibrose (cicatriz interna) e portanto, levando à uma recuperação melhor e mais rápida. No pós-operatório é geralmente associado à drenagem linfática manual.

Ultrassom é um aparelho que emite uma irradiação mecânica de frequencia acima de 20 KHZ.O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico.

O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local. O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele. O efeito mecânico provoca o aumento da penetração de ativos cosméticos melhorando a performance dos produtos. As indicações do ultrassom em estética são: romper nódulos de celulite, descompactar gordura endurecida por fibrose, hidrolipoclasia e pré e pós-operatório de cirurgia plástica.

A associação de técnicas é fundamental para melhores resultados, sendo assim, a indicação de técnicas como a drenagem linfática, endermologia e massagem modeladora estão indicadas após a aplicação de ultrassom. Técnicas invasivas como a Carboxiterapia também apresentam resultados superiores quando associadas ao ultrassom. Lembrando que a indicação correta inclusive das associações deve-se a uma boa avaliação prévia e análise corporal detalhada.

 
   
ESTRIAS
 

Estrias são lesões longas, lineares e geralmente paralelas decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele.

O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como, o estiramento durante a gravidez, alteração hormonal na adolescência, uso prolongado e em altas doses de corticosteróides, aumento de peso e crescimento acelerado na puberdade.

Assim que surgem, são estrias vermelhas niveladas ao restante da pele, parecendo arranhões. Pouca gente sabe, mas essa tonalidade escura tem razão de ser. Assim que as fibras se rompem ocorre um processo inflamatório. Para que a inflamação cesse, o organismo manda mais sangue para a área.

Ele permanece lá por meses, até que a “ferida” se transforme em uma cicatriz esbranquiçada e funda. “Por isso, quanto antes à estria for tratada, maiores as chances de sumir. Nas linhas avermelhadas, por exemplo, um único tratamento pode resolver. Porém, nas brancas e fundas, os médicos e fisioterapeutas precisam associar dois, três ou até quatro técnicas para diminuir a profundidade e espessura das marcas.

O tratamento tem como objetivo melhorar a aparência e aspecto estético.
Rua Antenor Lemos, 57 / Sala 405 - Menino Deus - Porto Alegre - RS - Fone (51) 3219-3160 - Fax (51) 3312.6443 - E-mail beautylabcenter@gmail.com